Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (2022)

As regiões do Brasil são recortes territoriais repletos de particularidades que levam em conta aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e físicos. Muitas foram as divisões regionais feitas no Brasil pelo órgão responsável, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, a regionalização vigente é a de 1970 (a qual sofreu alterações após a Constituição de 1988), que divide o Brasil em cinco regiões:

  1. Norte
  2. Nordeste
  3. Centro-Oeste
  4. Sudeste
  5. Sul

Leia também: Mapa do Brasil: mapa político, mapa para colorir e muito mais

Estados e capitais das regiões do Brasil

→ Estados e capitais da Região Norte

Estado

Capital

Amazonas

Manaus

Acre

Rio Branco

Rondônia

Porto Velho

Roraima

Boa Vista

Amapá

Macapá

Pará

(Video) Mapa do Brasil completo e suas regiões - Para crianças - vídeo educativo

Belém

Tocantins

Palmas

→ Estados e capitais da Região Nordeste

Estado

Capital

Maranhão

São Luís

Piauí

Teresina

Rio Grande do Norte

Natal

Ceará

Fortaleza

Paraíba

João Pessoa

Bahia

(Video) OS ESTADOS E AS CAPITAIS DO BRASIL

Salvador

Pernambuco

Recife

Alagoas

Maceió

Sergipe

Aracaju

→ Estados e capitais da Região Centro-Oeste

Estado

Capital

Goiás

Goiânia

Mato Grosso

Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Distrito Federal

Brasília (Sede de Governo)

(Video) As regiões do Brasil para crianças .

→ Estados e capitais da Região Sudeste

→ Estados e capitais da Região Sul

Estado

Capital

Santa Catarina

(Video) ESTADOS BRASILEIROS - MAPA DO BRASIL | Atividades para Educação Infantil

Florianópolis

Paraná

Curitiba

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (1)
Mapa das regiões do Brasil e com a divisão das unidades federativas.

Características das regiões do Brasil

1. Região Norte

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (2)
Manaus é a capital do maior estado da região Norte, o Amazonas. *

A região Norte é, em termos de extensão, a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km², constituída por sete estados.

  • Aspectos sociais: Essa região possui uma população que ultrapassa os 18 milhões habitantes, segundo o IBGE. Apesar do grande número populacional, devido a sua extensão territorial, a região possui baixa densidade demográfica, 4,72 hab/km2.
  • Aspectos físicos: Predomina na região o clima equatorial e, em algumas localidades, o clima tropical. Em sua maior parte, a umidade do ar é elevada, devido à abundância de chuvas em algumas partes da região. Nessa região, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Amazonas, e também o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina. Podemos encontrar, nessa região, as planícies amazônicas, o planalto das Guianas e o planalto central. No que tange à vegetação, nessa região encontra-se a maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica.
  • Aspectos econômicos: O Produto Interno Bruto da região representa cerca de 5,3% do PIB nacional, segundo levantamento do IBGE. A economia baseia-se nas indústrias de extrativismo mineral e vegetal, no setor agropecuário e também no turismo.

3. Região Nordeste

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (3)
Salvador é a capital do estado da Bahia, uma das cidades que mais atraem turistas na região Nordeste.

A região Nordeste é a terceira maior do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 1.544.291 km2, constituída por nove estados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas.

  • Aspectos sociais: A região Nordeste é a segunda região com o maior número de habitantes. A população ultrapassa os 56 milhões de habitantes, segundo o IBGE. A densidade demográfica é de 36,39 hab/km2. Essa é a região com os menores indicadores sociais, portanto, a que mais enfrenta problemas de ordem social.
  • Aspectos físicos: O Nordeste possui a maior costa litorânea do país, e, por apresentar sub-regiões com características muitas distintas, nele podemos encontrar estes climas: semiárido, equatorial úmido, litorâneo úmido e tropical. Em muitas áreas, as temperaturas são elevadas durante todo o ano. Em contrapartida, as médias pluviométricas são baixas em diversas áreas, fazendo com que boa parte da população da região conviva com a seca extrema. A vegetação é representada pela Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e outros tipos de vegetações.
  • Aspectos econômicos: O Nordeste detém o terceiro maior PIB do país e, portanto, a terceira maior economia, representando cerca de 13,4% do PIB nacional. O turismo é um dos principais impulsionadores da economia nordestina. A região atrai muitos turistas durante todo o ano, devido às suas paisagens belíssimas.

3. Região Centro-Oeste

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (4)
Goiânia é a capital do estado de Goiás e está localizada no coração do Brasil.

A região Centro-Oeste é a segunda maior região do país quando o critério é extensão territorial. Sua área é de, aproximadamente, 1.606.403 km², e é constituída de três estados.

  • Aspectos sociais: A região Centro-Oeste é a menos populosa dentre as regiões. Conta com um pouco mais de 16 milhões de habitantes. É a segunda menor densidade demográfica do país, ficando atrás apenas da região Norte, com 10,01 hab/km2.
  • Aspectos físicos: Dentre as regiões, é a única que não possui litoral. O clima predominante na região é o tropical, marcado por duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão chuvoso. Essa região é considerada o berço das águas no país, pois nela encontram-se nascentes de muitos e importantes rios brasileiros. Apresenta formações vegetais distintas, por ser a região com maior quantidade de contatos biogeográficos. Podemos encontrar, no Centro-Oeste, os biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia.
  • Aspectos econômicos: A economia da região é baseada, especialmente, nas atividades agropecuárias e no extrativismo. Destacam-se a produção de soja, milho, arroz, algodão, bem como a criação de gado (pecuária extensiva, predominantemente). O turismo em algumas partes da região também impulsiona a economia. Na região, há presença de exuberantes chapadas, com muitas cachoeiras, como a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.

4. Região Sudeste

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (5)
Rio de Janeiro é uma das cidades mais conhecidas e visitadas do país, e também capital do estado do Rio de Janeiro.

A Região Sudeste, em extensão territorial, é a segunda menor do país, atrás apenas da região Sul. Abrange uma área de, aproximadamente, 924.620 km2, e é composta por quatro estados, dois deles considerados os mais representativos do Brasil, no que tange ao desenvolvimento, São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Aspectos sociais: É a região mais populosa do Brasil, com uma população que ultrapassa 85 milhões de habitantes, correspondendo a, aproximadamente, 44% da população do país. Considerada uma das regiões que mais atraem migrantes, essa é região com maior densidade demográfica, 92,05 hab/km2.
  • Aspectos físicos: O Sudeste do Brasil abrange, predominantemente, os climas: tropical atlântico e tropical de altitude, além de subtropical e semiárido, em algumas partes. O relevo é composto por serras, planaltos e planícies costeiras. A vegetação também é bastante diversa e conta com formações como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. No que tange à hidrografia, nessa região há predomínio dos rios de planalto.
  • Aspectos econômicos: É considerada a região mais desenvolvida do país, correspondendo a 55,2% do PIB nacional. É, portanto, a região de maior destaque industrial, comercial e financeiro do Brasil. Por representar oportunidades de trabalho, essa região enfrenta problemas como a favelização e superpopulação. Há destaque para indústrias de automóveis, petrolíferas e siderúrgicas.

5. Região Sul

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (6)
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, um dos três estados da Região Sul.

A Região Sul é menor região em extensão territorial do país, com uma área de, aproximadamente, 576.774 km2. Difere-se das demais regiões, especialmente, pela colonização predominantemente europeia nela feita. Essa região é formada por três estados.

  • Aspectos sociais: É a terceira região mais populosa do país, contando com mais de 29 milhões de habitantes, cerca de 14,3% da população brasileira. A densidade demográfica é de 47,59 hab/km2. É a região com os melhores indicadores sociais de saúde e educação.
  • Aspectos físicos: A região localiza-se abaixo da zona tropical. O clima predominante é o subtropical. O sul do Brasil apresenta as estações do ano bem definidas, com invernos frios e verões quentes. Nessa região, ocorrem geadas na estação fria, o que, normalmente, não é visto nas demais regiões do país. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A maioria dos rios da região são de planaltos que constituem a bacia do Rio Uruguai e a bacia do Rio Paraná.
  • Aspectos econômicos: A região é a segunda região do país, em termos de riqueza medidos pelo PIB, e a segunda mais industrializada. A economia baseia-se em atividades, como: o extrativismo vegetal, especialmente praticado na Mata das Araucárias; a agricultura, com destaque para a uva, o feijão e o milho; e a pecuária, voltada à indústria de laticínios e à criação de suínos. Um dos maiores atrativos turísticos da região é o Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná.

Mapa das regiões do Brasil

Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa - Escola Kids (7)
Mapa das regiões do Brasil, segundo a regionalização do IBGE.

(Video) Regiões Brasileiras

* Créditos de imagem: A.PAES. / Shutterstock

FAQs

Quais são as regiões do Brasil e seus estados e capitais? ›

Capitais do Brasil
CapitaisEstadosRegiões
ManausAmazonasNorte
SalvadorBahiaNordeste
FortalezaCearáNordeste
BrasíliaDistrito FederalCentro-Oeste
23 more rows

Quais são as cinco regiões do Brasil e seus estados? ›

A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quais são as regiões do mapa do Brasil? ›

A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Por que o país e dividido em regiões? ›

Por que o Brasil foi dividido em regiões? O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.

Como decorar os estados e capitais? ›

Como aprender os ESTADOS e CAPITAIS do Brasil- jogos - YouTube

Quais são os 27 estados e suas capitais? ›

Estados do Brasil, suas capitais e siglas
EstadoSiglaCapital
MaranhãoMASão Luís
Mato GrossoMTCuiabá
Mato Grosso do SulMSCampo Grande
Minas GeraisMGBelo Horizonte
23 more rows

Quantos e quais são os estados e capitais do Brasil? ›

O Brasil conta com 26 capitais estaduais e uma capital federal, Brasília, situada no Distrito Federal. Essa é a terceira cidade a servir de sede do governo federal, sendo as suas antecessoras: Rio de Janeiro, Salvador, a primeira capital do Brasil.

Como são divididas as regiões do Brasil? ›

Regiões Brasileiras. Você sabia que o Brasil é dividido em cinco regiões? São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada região é formada por estados que possuem características comuns entre si e por isso foram classificados na mesma região.

Como é dividido o nosso país? ›

O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas estão agrupados os 27 estados da federação.

Quantas regiões e estados tem o Brasil? ›

Os estados são divididos em cinco regiões

São 26 estados e o Distrito Federal, que funciona como a capital do país. A atual divisão político-administrativa brasileira é de 1988.

Como trabalhar as regiões brasileiras na educação infantil? ›

Nomear os estados e capitais de cada região bem como suas características; Reconhecer a população, costumes e cultura de cada região; Despertar na comunidade escolar o espírito de colaboração, pesquisa e participação; Destacar as atividades econômicas, culturais, comidas típicas e recursos naturais.

Como trabalhar o mapa do Brasil na educação infantil? ›

3 atividades para ensinar as crianças a ler mapas (inclusive os digitais)
  1. Faça um mapa de um cômodo da casa. Para as crianças com menos de 7 anos, as noções de representação geográfica podem ser abstratas demais. ...
  2. Imprima um mapa do seu bairro. ...
  3. Passeie pelo globo com ajuda do Google.
May 10, 2019

Como entender o mapa do Brasil? ›

O mapa do Brasil, representação cartográfica do território brasileiro, pode ser político, físico, econômico, temático ou demográfico, permitindo uma análise do espaço geográfico. O mapa do Brasil representa bidimensionalmente uma região tridimensional e contém informações diversas sobre as características do país.

Qual e o nome de quem administra os estados? ›

O governador é a autoridade que administra um estado. Pela posição que assumem, os governadores também são entendidos como chefes do Poder Executivo estadual. Atualmente, o Brasil possui 27 governadores porque tem 26 estados e um Distrito Federal.

Por que o território brasileiro foi dividido em estados? ›

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada politicamente em estados, municípios e distritos.

Por que o território brasileiro e dividido em estados e municípios? ›

Essa divisão destina-se a facilitar a coleta e o processamento das estatísticas nacionais. A definição atual foi feita em 1970, depois de transformações no espaço brasileiro. Os limites das regiões coincidem com as fronteiras dos Estados que delas fazem parte.

Qual é o menor estado do país? ›

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

Quais são as capitais brasileiras? ›

Quantas são as regiões do Brasil? ›

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

O que é estados e capitais? ›

Os estados são constituídos de municípios, e as capitais de cada estado abrigam a sede de seu governo. Os estados estão distribuídos nas cinco regiões brasileiras, as quais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Como saber os estados e capitais do Brasil? ›

OS ESTADOS E AS CAPITAIS DO BRASIL - YouTube

Como decorar as siglas dos estados? ›

Macete para Memorizar os nomes e siglas de cada Estado Brasileiro

Quais são os 27 estados e capitais do Brasil e suas siglas? ›

Siglas dos estados, suas capitais e regiões
ESTADOSIGLACAPITAL
Minas GeraisMGBelo Horizonte
Espírito SantoESVitória
Rio de JaneiroRJRio de Janeiro
São PauloSPSão Paulo
23 more rows

Qual e o nome de todos os estados? ›

Veja a lista de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal com o nome a sigla e o nome da cidade sede do governo ou capital. Confira na lista abaixo algumas estatísticas também.
...
Lista de Estados Brasileiros com siglas e capitais.
SiglaEstadoCapital
BABahiaSalvador
CECearaFortaleza
DFDistrito FederalBrasília
ESEspírito SantoVitória
23 more rows

Qual o nome de todos os estados? ›

Estados brasileiros e siglas
EstadoSigla
Espírito SantoES
GoiásGO
MaranhãoMA
Mato GrossoMT
23 more rows

Qual é a capital mais pequena do Brasil? ›

Palmas (Tocantins) é a capital menos populosa, com aproximadamente 306 mil habitantes.
...
Estimativa para 2020 e censos de 2010 e 2000.
Posições em 20201
CapitaisSão Paulo
Unidade federativaSão Paulo
População em 2020 (IBGE)12.325.232
População em 201011.253.503
26 more columns

Quais são as principais regiões do Brasil? ›

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Qual e a região que tem mais estados? ›

O Nordeste é a região com maior número de estado do país, nove ao todo, sendo a segunda em matrículas, 1,8 milhão de estudantes estão no ensino superior presencial e EAD, representando 21,3% das matrículas do Brasil.

Quais são as principais características do território brasileiro? ›

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.

Por que o Brasil tem esse nome? ›

Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil. Desta madeira era extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa, Brasil, que era usada para tingir tecidos.

Como ensinar regiões no ensino fundamental? ›

Orientações: Apresente para a turma o mapa do Brasil - Divisão Regional do IBGE. Explore com a turma alguns dos elementos presentes no mapa, como o título e a legenda. Destaque que o mapa observado, representa uma forma de organizar as unidades federativas brasileiras, em regiões.

Como trabalhar as diferentes culturas na educação infantil? ›

Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos
  1. Fortaleça a autoestima a partir da representatividade. ...
  2. Faça dinâmicas de integração para crianças. ...
  3. Explore a diversidade por meio de filmes infantis. ...
  4. Execute dinâmicas que estimulem valores. ...
  5. Use os personagens da literatura infantil.

Como trabalhar a região Sudeste na educação infantil? ›

- Identificar os tipos de vegetação da região sudeste; - Reconhecer e identificar os animais típicos da região sudeste; - Ampliar o conhecimento referente às variações de costumes possibilitando despertar na criança a admiração e valorização pelas diferenças; - Identificar os tipos de moradias da região sudeste.

Como fazer mapa da sala de aula? ›

Separe a sala em diferentes áreas de acordo com as paredes. Uma delas pode ser, por exemplo, a área de exposição dos trabalhos dos alunos, com cartazes e trabalhos exemplares. Se administrado da maneira certa, pode servir como motivação para que os estudantes se esforcem mais para colocarem seus trabalhos como exemplo.

Como desenhar um mapa de uma escola? ›

Uma proposta de grande relevância é conduzir os alunos a desenhar o seu próprio mapa. Para isso, os materiais necessários são: folha de papel, régua, lápis e borracha. A seguir os passos a serem seguidos para a construção de um mapa: Crie um mapa que mostre o percurso entre a casa do aluno e a escola.

Como é que se desenha um mapa? ›

Desenhar uma linha ou forma
  1. No seu computador, faça login no My Maps.
  2. Abra ou crie um mapa. ...
  3. Clique em Desenhar uma linha. ...
  4. Selecione uma camada e clique no local onde você deseja começar a desenhar. ...
  5. Clique em cada canto ou curva da sua linha ou forma.

Quais são as principais características da região Nordeste? ›

A região Nordeste do Brasil apresenta particularidades que a diferencia de outras regiões. Apresenta clima em sua maioria tipo semiárido, em que apresenta como principais características: solos rasos e pedregosos, estacionalidade climática acentuada, elevada taxa de evapotranspiração e relevo variável (ARAÚJO, 2011).

Quais são as principais características da região Norte? ›

Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...

Quais são as principais características da região sudeste do Brasil? ›

Dados gerais da região Sudeste
  • Área territorial: aproximadamente, 925 mil km², o que resulta em 12% do território brasileiro.
  • População: 88.371.433 habitantes.
  • Rendimento domiciliar per capita (em reais): 1666,75.
  • Densidade demográfica: 95,13 habitantes por km²
  • Índice de Desenvolvimento Humano: 0,753.

Quais são as principais características da região Centro-Oeste? ›

A região Centro-Oeste não é banhada pelo mar, e, apresenta um clima tropical semiúmido e duas estações bem definidas. O inverno é ameno e seco, e o verão é quente, úmido e chuvoso.

Confira aqui 11 tipos diferentes de mapa do Brasil. Veja o mapa político, mapas regionais, o mapa climático, o de biomas e muito mais!

O mapa do Brasil é a representação cartográfica do território brasileiro e pode retratar o Brasil a partir de parâmetros físicos, econômicos, demográficos, entre outros, possibilitando a análise do espaço geográfico brasileiro.. Com a nova configuração, os estados de Roraima e Amapá foram elevados à categoria de estado, e a porção norte do estado de Goiás foi desmembrada, sendo criado o estado do Tocantins.. As regiões brasileiras constituem agrupamentos de estados ou unidades federativas com características semelhantes a fim de facilitar a análise e a interpretação de dados desses estados e da região.. A Região Norte do Brasil é composta por sete estados e é, territorialmente, a maior do país.. Essa é a região com maior extensão territorial do Brasil, representando aproximadamente 45,2% do país, de acordo com dados do IBGE.. O mapa da Região Centro-Oeste do Brasil retrata cartograficamente os três estados que a compõem (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e o Distrito Federal.. A Região Sudeste do Brasil é composta por quatro estados (Fonte: IBGE). O mapa da Região Sudeste do Brasil retrata cartograficamente os quatro estados que a compõem: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.. De acordo com dados do IBGE, essa região possui uma área de aproximadamente 924.620 km 2 e é o centro de desenvolvimento do país, sendo responsável por 55,2% do PIB brasileiro.. O mapa da Região Sul do Brasil retrata cartograficamente os três estados que a compõem: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Conheça mais o território brasileiro por meio do mapa do Brasil e descubra como o mapa pode representar aspectos físicos e políticos do nosso país.

Por meio dessa divisão regional, é possível observar as fragilidades e as potencialidades de cada área e, assim, estabelecer, segundo análise de dados, sistemas de gestão e políticas públicas, além de propor programas que atendam às especificidades de cada região.. A Região Norte do Brasil, representada no mapa, é composta por sete estados e é, territorialmente, a maior região do país.. O mapa da Região Norte do Brasil apresenta a divisão territorial compreendendo os sete estados que fazem parte da região.. - Pará : é o segundo maior estado do Brasil e possui o maior índice de desmatamento do Brasil.. A Região Nordeste do Brasil, representada no mapa, é composta por nove estados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas.. A Região Centro-Oeste do Brasil, representada no mapa, é composta por três estados e o Distrito Federal.. A Região Sudeste do Brasil, representada no mapa, é composta por quatro estados, sendo eles importantes centros econômicos do país.. A Região Sul, representada no mapa, é composta por três estados e é a menor região do país.

Saiba quais são as cinco regiões do Brasil e suas principais características físicas, econômicas e sociais. Conheça também os estados pertencentes a cada região.

As regiões do Brasil representam divisõesterritoriais que apresentam característicasespecíficas sejam elas físicas, como clima,vegetação e relevo; sejamsociais, como número de habitantes, índice de desenvolvimentohumano e densidade demográfica ; além das características econômicas, como Produto Interno Bruto e nível de industrialização.. A população é de aproximadamente 18.182.253 milhões de habitantes e a densidade demográfica é de 4,72 hab/km 2 .. Vivem nessa região mais de 56 milhões de habitantes, sendo, portanto, a segundamaiorregião em termos populacionais, segundo o IBGE.. A Região Nordeste é a terceira maior região do Brasil com uma área de aproximadamente 1.544.291 km 2 , constituída por noveestados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas.. É a região com menor númerodehabitantes, cerca de um pouco mais de 16 milhões e possui densidadedemográfica de 10,01 hab/km 2, , a segunda menor do país, ficando atrás apenas da Região Norte.. Com mais de 85 milhões de habitantes, o Sudeste brasileiro é composto pelos estados de maior representatividade econômica do país.. Muitas pessoas migram para essa região em busca de oportunidadesdeemprego e melhoria de vida.. Além de atrair pessoas em busca de trabalho, a Região Sudeste também destaca-se pelo turismo.. Abrange uma área de 576.774 km 2 e é considerada uma das regiões com característicasmaisdistintas de todo o resto do país.. Há período de invernorigoroso com ocorrência de geadas como também há períodos de temperaturasamenas e temperaturaselevadas.. Economicamente, é uma das regiões de maiorPIB do país e de maiorindustrialização , ficando atrás apenas daRegiãoSudeste.

Regiões Brasileiras!

Atualmente o Brasil é formado por 26 estados e um Distrito Federal, divididos. em cinco regiões: _ Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.. _ O clima predominante é o tropical úmido e semiárido, no Sertão nordestino.. Tem um estilo de música muito característica, que é o _ forró _ de Pernambuco e o _ axé _ da Bahia.. Sobre as _ festas populares _ também há muita variedade e uma dos mais importantes é o _ carnaval nordestino, _ que é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife.. Há comemorações típicas nas festas juninas em todos os estados da região.. _ No estado do Amapá, a carne de sol é bastante consumida pela população.. O carnaval, sem dúvida, é uma festa que movimenta as capitais, principalmente no Rio e São Paulo, com desfiles de rua que são conhecidos internacionalmente.. O clima predominante na região é o subtropical.. A grande diversidade cultural se constitui principalmente dos imigrantes europeus.

Ouça este artigo: Clique nos mapas para baixar a versão em alta resolução.Mapa do Brasil dividido por Estados - em branco e sem legenda, para ...

Mapa do Brasil dividido em Estados, com as siglas de cada Estado.. Mapa político atualizado do Brasil.. Mapa da Geologia do Brasil Mapa da Densidade Demográfica do Brasil Mapa das capitais dos estados brasileiros. Arquivado em: Brasil, Mapas. Como você pode ver pelo mapa das unidades federativas do Brasil, listado acima, o país campeão em extensão territorial é. composto por 26 estados, mais o território do Distrito Federal.. Acre (AC) – Rio Branco; Alagoas (AL) – Maceió; Amapá (AP) – Macapá; Amazonas (AM) – Manaus; Bahia (BA) – Salvador; Ceará (CE) – Fortaleza; Distrito Federal (DF) – Brasília; Espírito Santo (ES). – Vitória; Goiás (GO) – Goiânia; Maranhão (MA) – São Luís; Mato Grosso (MT) – Cuiabá; Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande; Minas Gerais (MG) – Belo Horizonte; Pará (PA) – Belém; Paraíba (PB) – João Pessoa; Paraná (PR) – Curitiba; Pernambuco (PE) – Recife; Piauí (PI) – Teresina; Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte (RN) – Natal; Rio Grande do Sul (RS) – Porto Alegre; Rondônia (RO) – Porto Velho; Roraima (RR) – Boa Vista; Santa Catarina (SC) – Florianópolis; São Paulo (SP) – São Paulo; Sergipe (SE) – Aracaju; Tocantins (TO) – Palmas.. Conhecida como a maior extensão territorial do nosso país , a região norte é composta de 7 estados : Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins. (TO).. Conhecida como a terceira maior região do país , a Região Nordeste é formada por um total de 9 estados : Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA).. A menor região do país , a região sul, é composta por apenas 3 estados : Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).. 2) Situado na região. Sudeste, esse estado é um importante ponto de exportação de minério de ferro, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais e Bahia.. a) São Paulo b) Rio de Janeiro c) Bahia d) Distrito Federal. Os estados do Brasil também são chamados de unidades federativas e ocupam as cinco regiões brasileiras: região Norte, região Nordeste, região Centro-Oeste, região Sudeste e região Sul.

Conheça a região Sudeste, a região mais populosa de todo o Brasil. Descubra suas características físicas e humanas, da economia e turismo.

Os estados que compõem a Região Sudeste são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo .. Duas das cidades mais importantes da América do Sul estão nesta região, que são Rio de Janeiro e São Paulo.. Estão nesta região alguns lugares turísticos bastante apreciados como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar, Parque Ibirapuera e o Jardim Botânico de São Paulo, Instituto Inhotim e o Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Estadual da Pedra Azul e Pico da Bandeira.. O Sudeste é a região mais desenvolvida economicamente do Brasil , com os setores industrial, agrícola, de comércio e serviços bem desenvolvidos e é a que apresenta também a maior taxa de urbanização do Brasil.. São Paulo : cuja capital é a cidade de São Paulo .. As unidades de relevo que estão presentes na Região Sudeste do Brasil são: Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba; Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste; Planaltos e Serras de Goiás-Minas; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná; Depressão Sertaneja e do São Francisco; Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e ainda Planícies e Tabuleiros Litorâneos.. Rio Tietê, em São Paulo, é um dos rios mais conhecidos da região (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons). As principais bacias hidrográficas do Sudeste são a Bacia do Rio São Francisco ; Bacia do Rio Paraná; Bacias Costeiras do Nordeste Oriental; Bacias Costeiras do Sudeste.. Rios importantes da região são: Rio Paranapanema; Rio Tietê ; Rio Doce; Rio São Francisco; Rio Grande; Rio Paraná, dentre outros.. São algumas das comidas típicas mais conhecidas da Região Sudeste a feijoada, o bacalhau, o pão de queijo, feijão tropeiro e tutu de feijão, os doces mineiros, quiabo com frango, pizza, bauru, cuscuz, curau, virado, moqueca capixaba.. São danças comuns da Região Sudeste o batuque, a capoeira , a catira e o caxambu, a ciranda e danças de roda , o congo, a dança do tamanduá, dança de velhos, o fandango, jongo, quadrilha, o samba de lenço, também a dança açoriana e a dança alemã.. Nesse texto você aprendeu que: A Região Sudeste do Brasil é a mais populosa (número total de pessoas) e também a mais povoada (maior número de pessoas por km² de território); São quatro estados que formam a Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo; A Região Sudeste é a mais desenvolvida entre as regiões brasileiras; Os dois tipos de climas da Região Sudeste são o Tropical e o Subtropical; Há vários tipos de vegetação na região, como a Mata Atlântica, o Cerrado, a Mata de Pinhais, a Caatinga e a Vegetação litorânea; A cultura da Região Sudeste é bastante diversificada.. R: Os quatro estados da Região Sudeste são Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.. R: As capitais dos estados do Sudeste são: São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Vitória (Espírito Santo) e Belo Horizonte (Minas Gerais).

Conheça os países da África e suas capitais. Veja como esses países estão distribuídos em grandes regiões e quais são elas. Saiba em quais deles fala-se português.

Os países da África são as nações cujos territórios encontram-se no continente africano e distribuem-se em grandes regiões: África Central; África Meridional; África Setentrional; África Ocidental; e África Oriental.. A história dos países da África está intrinsecamente ligada à história da humanidade.. Ao todo são 54 países que compõem o continente africano.. O continente africano é dividido em cinco grandes regiões.. A região da África Central encontra-se no centro do continente africano e corresponde às áreas dos países República Democrática do Congo, Chade, Gabão, República do Congo, Camarões e Angola , entre outros .. Essa porção da África encontra-se entre o deserto do Saara e o Golfo da Guiné.. A região da África Oriental encontra-se na porção lestedocontinenteafricano e corresponde aos territórios dos países Etiópia, Quênia, Sudão do Sul, Tanzânia, Somália, Zimbábue, Uganda, Moçambique, Eritréia, Ilhas de Madagascar , entre outros.. Alguns países da África foram colonizados por Portugal , e por isso a população desses tem como uma de suas línguas o português .. Sabemos que muitospaíses do continente africano apresentam baixo desenvolvimento ao passo que há também grandes economias que se encontram em ascensão e oferecem melhores condições de vida para a sua população.. Quanto mais próximo de 1, melhores são os indicadores sociais de um país, e quanto mais próximo de 0, maiores são os problemas sociais enfrentados.

Marketing, Educação e Segurança: Divisão do Brasil em Regiões e em Complexos Region... : http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monogra...

O Brasil é um país com enorme extensão territorial: apresenta área de 8.514.876 km², sendo seu território dividido em Regiões.. Muitas divisões regionais do território brasileiro já foram estabelecidas ao longo da história, atualmente está em vigor a divisão estabelecida no ano de 1970, que é composta por cinco Regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.. Sua área é de 1.604.850 km², ocupando aproximadamente 18,8% do território do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte.. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Centro-Oeste é de 14.058.094 habitantes, cuja densidade demográfica é de 8,7 habitantes por quilômetro quadrado.. Sua extensão territorial é de 3.853.397,2 km², sendo a maior região do Brasil, corresponde a aproximadamente 42% do território nacional.. Possui uma população de cerca de 15,8 milhões de habitantes.. A divisão oficial do Brasil em cinco regiões foi criada, em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.. O Centro-Sul é o principal destino de migrantes de diversos pontos do país e onde se encontra cerca de 70% de toda a população brasileira.. Com uma área de aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros quadrados, é a segunda do país em população.

Videos

1. Aulinha da Manu: Mapinhas - Regiões do Brasil
(Aulinhas da Manu)
2. Regiões do Brasil-Ensino Fundamental-simples e divertido
(Educação e tal)
3. Brasil e suas regiões
(Jô kids)
4. Mapas do Mundo: Mapa Físico e Mapa Político (Parte 2) | Vídeos Educativos para Crianças
(Aula365 - Brasil)
5. Território e divisão administrativa do Brasil
(Guia do Curioso)
6. Mapa dos estados e capitais do Brasil
(Ensinando meu filho)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Arline Emard IV

Last Updated: 05/25/2022

Views: 6103

Rating: 4.1 / 5 (72 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arline Emard IV

Birthday: 1996-07-10

Address: 8912 Hintz Shore, West Louie, AZ 69363-0747

Phone: +13454700762376

Job: Administration Technician

Hobby: Paintball, Horseback riding, Cycling, Running, Macrame, Playing musical instruments, Soapmaking

Introduction: My name is Arline Emard IV, I am a cheerful, gorgeous, colorful, joyous, excited, super, inquisitive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.