Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (2022)

A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

A região possui uma demografia baixa, com cerca de 15.864.454 habitantes, respondendo por apenas 8% do povo brasileiro. Essas pessoas estão distribuídas em uma área territorial de 3.853.575,6 km², correspondendo à menor densidade demográfica do país, com 4,12 habitantes/km². Atualmente sua economia apresenta-se diversificada, com atividades industriais, agropecuária e extrativismo.

Leia também: Regiões do Brasil – agrupamentos de estados com características semelhantes

Dados gerais e mapa da Região Norte

  • Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • Região geoeconômica: Amazônia.
  • Gentilício: nortista.
  • Área territorial: 3.853.575,6 km² (IBGE – 2020).
  • População: 3.853.575,6 (IBGE – 2010).
  • Densidade demográfica: 4,12 habitantes/km² (IBGE – 2020).
Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (1)

Geografia da Região Norte

Os aspectos geográficos da Região Norte são bastante diversificados, com a presença de vários elementos naturais distintos. O clima predominante é o equatorial, o qual apresenta bastante umidade, temperaturas elevadas ao longo do ano (média de 25º ºC) e elevado índice pluviométrico, ou seja, chuva o ano todo. Algumas áreas apresentam clima tropical, como o Tocantins, Pará e Roraima, com duas estações bem definidas: inverno e verão. O inverno apresenta temperaturas amenas, sendo frio e seco; já o verão é quente e úmido.

A Floresta Amazônica brasileira, conhecida como Amazônia Legal, é a principal vegetação do Norte, pois está presente em quase todo o território nortista e é responsável pelas características climáticas, hidrográficas e vegetais dessa região. Trata-se de uma floresta densa, alta, heterogênea (variedade de espécies), latifoliada (folhas largas) e perenifólias (não caem o ano todo).

A Amazônia possui quatro tipos de variações da vegetação: mata de inundação, mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme. Há também na Região Norte a presença de Cerrado no Tocantins e sul do Pará.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Video) Região Norte

Além disso, a região apresenta três unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Prevalecem áreas de planície na região central e nas proximidades do leito do Rio Amazonas e seus principais afluentes, a Planície do Amazonas. No norte do Amazonas, Roraima e Amapá, há incidência maior de áreas de planaltos, como o Planalto das Guianas. No sul do Pará, Tocantins e Rondônia, prevalece o Planalto Central. Destacam-se as depressões da Amazônia Ocidental (oeste do Amazonas) e Sul-Amazônica (sul do Pará).

Sobre a hidrografia da região, sabemos que a principal bacia é a do Amazonas, que é a maior bacia hidrográfica do mundo. Ela está presente em todos os estados, exceto no leste do Pará e Tocantins, que são banhados pela Bacia do Rio Tocantins-Araguaia.

Economia da Região Norte

A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo mineral e vegetal, agropecuária e indústria. Nos últimos anos, houve um avanço considerável das áreas de extração vegetal ilegal, principalmente no Amazonas, Pará e Rondônia.

Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (2)

Na extração mineral, destacamos a extração de diamante, ouro, ferro, estanho, alumínio, manganês e níquel. O estado do Pará é o grande destaque, pois apresenta vastas áreas de mineração. A agropecuária, por sua vez, avança à medida que o desmatamento cresce. Áreas de devastação dão lugar a novas culturas e propriedades de criação de bovinos. Destaca-se o cultivo de soja, café, cacau, arroz, mandioca e milho.

Quanto à atividade industrial, Manaus e Belém possuem os maiores e mais sofisticados parques industriais. A Zona Franca de Manaus reúne cerca de 500 indústrias diversificadas. O cenário industrial apresenta bastante crescimento nas últimas décadas devido à vasta mão de obra que se apresenta no local e matéria-prima abundante.

Veja também: Latifúndio – grande extensão de terra que contribui com o desmatamento da Amazônia

(Video) Região Norte - Brasil Escola

Demografia da Região Norte

Na Região Norte, assim como em toda a Amazônia legal, houve um avanço no crescimento das áreas urbanas e, consequentemente, do contingente populacional, em decorrência dos projetos de integração e exploração econômica implementados no final do século XX, como o polo industrial de Manaus. Tais fatores contribuíram para a ampliação do número de cidades e formação de novas vilas e povoados, que crescem aceleradamente no que tange à população total.

No censo demográfico de 2000, a população da Região Norte somava 12.893,561 milhões habitantes. Em um intervalo de tempo de 10 anos, esse número saltou para 15.864.454 milhões de habitantes. Metrópoles com Manaus e Belém foram responsáveis pelo acréscimo e atração populacional, pois são centros de fornecimento de produtos e serviços que não se encontram em outros lugares, além das políticas de incentivo à atividade industrial.

Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (3)

Nas últimas décadas, houve um significativo aumento das áreas urbanas e da população nas cidades. O censo do IBGE revelou que todos os estados apresentam população urbana superior à rural. O último censo revelou que há 11.664.509 milhões de habitantes em áreas urbanas e 4.199.945 milhões de habitantes em áreas rurais. Isso denota que 64% da população vive em áreas urbanas contra 36% em áreas rurais. Essa concentração ocorre principalmente nas capitais.

História da Região Norte

Vários eram os grupos indígenas que habitavam as terras correspondentes à atual Região Norte, no entanto isso foi mudando com a chegada dos europeus, que iniciaram a ocupação e exploração da área interessados nas riquezas do território. Houve várias expedições na busca pelas chamadas drogas do sertão (cravo, canela, pimenta, cacau, entre outra) e captura de indígenas.

No século XVIII, o Ciclo da Borracha tornou-se a principal atividade econômica, atraindo várias pessoas. A seringueira (árvore usada para a produção de borracha natural) adaptou-se bastante ao clima e às condições naturais da área, sendo responsável até o século XIX pela atividade econômica desse território.

Já do século do XX até os dias atuais, observa-se o desenvolvimento de outras atividades, como a extração da madeira, mineração e implantação da indústria, bem como o avanço da fronteira agrícola.

Acesse também: Biografia de Chico Mendes, um grande ativista das causas ambientais

(Video) Região Norte

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Unirio) Sobre a Zona Franca de Manaus, podemos afirmar corretamente que:

A) seu parque industrial é dominado principalmente por modernas indústrias têxteis e alimentícias.

B) seu projeto industrial tem como base a proteção tarifária e, em sua estrutura, dominam os capitais internacionais.

C) sua produção se destina basicamente a atender à demanda do mercado consumidor regional.

D) mesmo caracterizando-se como um polo industrial, a Zona Franca de Manaus não chegou a promover um processo de expansão urbana.

E) domina a utilização de matérias-primas regionais, atendendo às necessidades do mercado consumidor.

Resolução

Alternativa E. Cidades como Manaus (AM) e Belém (PA) recebem grandes indústrias na atualidade por apresentarem parques industriais diversificados, que atendem a demandas locais, regionais e nacionais, pois se integram a todos os mercados de consumo nesses níveis e contam com abundante matéria-prima, além de mão de obra, energia e transportes.

(Video) Aula de Geografia: REGIÃO NORTE

Questão 2 - (Unesp) O texto permite abordar aspectos fundamentais da atividade agrícola na Amazônia.

“Nas últimas quatro décadas, a demanda alimentar mundial quase triplicou, devido ao crescimento populacional e ao crescente enriquecimento. Essa demanda deslocou os agricultores para terrenos montanhosos e muitas vezes florestais. Sem o tempo necessário para construir os terraços tradicionais, os fazendeiros desmatam e aram terras íngremes, sabendo que elas terão de ser abandonadas em uma ou duas décadas devido à erosão. Da mesma forma, agricultores desesperados entram pelas florestas tropicais, como as da Amazônia, limpam a terra e a abandonam três ou cinco anos depois, quando as plantações esgotam o solo.” (PORRITT, J. Salve a Terra. 1991, p. 64)

Assinale a alternativa que contém esses aspectos.

A) Perda de terras agricultáveis, diminuição da fertilidade dos solos e expansão da fronteira agrícola.

B) Perda de terras agricultáveis, desmatamento e criação intensiva de gado bovino.

C) Diminuição da fertilidade dos solos, desmatamento e implantação de canais de drenagem.

D) Desmatamento, expansão da fronteira agrícola e implantação de técnicas de irrigação.

E) Perda de terras agricultáveis, poluição da água subterrânea e desmatamento.

(Video) REGIÃO NORTE: ASPECTOS NATURAIS - RELEVO, CLIMA, HIDROGRAFIA, VEGETAÇÃO

Resolução

Alternativa A. Quando a terra não é utilizada de maneira correta na agricultura moderna, ela logo perde suas propriedades químicas e torna-se pobre, diminuindo a sua fertilidade e obrigando as práticas agrícolas a se deslocarem no espaço para encontrar novas áreas.

FAQs

Quais são as principais características da região Norte? ›

Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...

Quais são as principais atividades econômicas da região Norte? ›

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da Região Norte do Brasil é formada, em ordem de importância, pelo extrativismo vegetal e mineral, com ênfase nas jazidas de ferro, a agropecuária, a indústria de transformação e serviços.

Quais são as características de cada região brasileira? ›

As regiões do Brasil representam divisões territoriais que apresentam características específicas sejam elas físicas, como clima, vegetação e relevo; sejam sociais, como número de habitantes, índice de desenvolvimento humano e densidade demográfica; além das características econômicas, como Produto Interno Bruto e ...

Quais são os dois aspectos principais da região Norte? ›

A região Norte é bastante conhecida por dois aspectos principais: é a maior região do Brasil em termos de extensão territorial e é a que concentra a maior biodiversidade graças à existência da Floresta Amazônica. Mais da metade dessa floresta está localizada no território brasileiro.

Quantos são os estados da região Norte? ›

A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Quais são todos os estados da região Norte? ›

A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Qual e a cultura da região Norte? ›

Exemplos disso são: guaraná, açaí, cupuaçu, graviola e castanha do Pará. São muitas as danças encontradas na região Norte do país. Algumas delas tem relação com os povos negros e as comunidades indígenas. Esse é o caso da dança do siriá e do carimbó.

Qual a maior economia da região Norte? ›

A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal. O estado do Pará é um importante exportador de minérios como o manganês e o ferro e é o maior produtor de madeira em toras, segundo o IBGE.

Qual e a curiosidade da região Norte? ›

Você sabia que...
  • se a Região Norte com seus 3.869.637,9 km² de área fosse um país seria o sétimo maior país do mundo.
  • a Região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica.
  • a Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, pois ela abriga 100% da Amazônia legal.

O que caracteriza cada região? ›

Regiões brasileiras correspondem às divisões do território nacional com base em critérios, como aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos. O órgão responsável pela regionalização do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide o país, atualmente, em cinco regiões: Norte.

Qual e o menor estado do país? ›

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

O que o Norte produz? ›

Dentre os produtos estão a mandioca, arroz, feijão e milho, esses produtos têm como destino o abastecimento da família do produtor e a comercialização no mercado local. Em geral, os índices de produtividade da agricultura nortista são baixos se comparados a outras regiões do país.

O que a região Norte exporta? ›

Atualmente a madeira é o principal produto extrativo da região, a produção se concentra nos estados do Pará, Amazonas e Rondônia. A borracha já não representa a base econômica da região, como foi no século XX, apesar de ainda estar sendo produzida nos estados: Amazonas, Acre e Rondônia.

Quais são os tipos de atividades econômicas? ›

Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.

Qual é o tipo de clima da região Norte? ›

O clima da região Norte é moldado de acordo com dois tipos: equatorial úmido – predominante em quase toda a localidade e marcado por elevadas temperaturas – e tropical continental, que resulta em duas estações bem definidas (chuvosa e seca).

Como se deu a formação da região Norte? ›

A região Norte do Brasil começou a se ocupar ainda no processo de colonização, mas um tanto limitada pela mata fechada e rios largos. As primeiras expedições registradas são espanholas. No século XVI, a exploração das terras nortistas aumentou.

Qual é o tipo de relevo da região Norte? ›

A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.

Qual e a região mais desenvolvida do país? ›

Embora enfrente diversos problemas sociais, em termos financeiros a região sudeste é a economia brasileira mais desenvolvida, sendo responsável por 55,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, destacando-se os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Quais são as cinco regiões do país? ›

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Qual a função da região? ›

Região (do latim regio, regionis 'direção, linha reta; caminho direto, fre, de regere 'dirigir, guiar, governar'), originalmente, um conceito de síntese da geografia que pretende definir, numa certa porção da superfície terrestre, uma identidade espacial homogênea baseada na análise dos elementos naturais e humanos.

Qual e a região com maior desenvolvimento econômico do país? ›

Segundo esse indicador, a região Sudeste foi a que apresentou o maior crescimento (em comparação com o trimestre imediatamente anterior), de 1,1%, seguido pela região Norte (0,9%).

Quais as regiões mais econômicas do Brasil? ›

São elas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Essa classificação foi elaborada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considerando que essas regiões possuem aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos bem distintos.

Qual região brasileira apresenta o maior nível de desenvolvimento econômico? ›

A região Centro-Sul, de todas as macrorregiões, é a mais desenvolvida, não só economicamente, mas também em indicadores sociais (saúde, educação, renda, mortalidade infantil, analfabetismo entre outros).

Quantas vezes o Japão cabe no Brasil? ›

O Japão é maior que imaginamos claro que não tem comparação com o enorme território brasileiro, mas diferente do que a maioria pensa o Japão não é formado apenas de 3 ou 4 ilhas, na verdade são mais de 6 mil ilhas que fazem parte do território japonês, sendo que 426 delas são habitadas, sim 6 MIL ilhas!

Quantas vezes Portugal cabe no Brasil? ›

Então e o Brasil? Imagine que o mapa brasileiro é um puzzle. A totalidade do território português dá 92 peças que encaixam no chamado país irmão, que - já agora - ocupa metade dos 17 milhões e 800 mil quilómetros quadrados da América do Sul.

Qual é a curiosidade da região Norte? ›

Você sabia que...
  • se a Região Norte com seus 3.869.637,9 km² de área fosse um país seria o sétimo maior país do mundo.
  • a Região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica.
  • a Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, pois ela abriga 100% da Amazônia legal.

Como é a cultura da região Norte? ›

A cultura do Norte é composta pelas festas, músicas, danças e demais produções culturais produzidas nos sete estados que compõem a região. Esse dado atribui um caráter de riqueza e multiplicidade aos produtos culturais que ali são encontrados.

Qual é o tipo de clima da região Norte? ›

O clima da região Norte é moldado de acordo com dois tipos: equatorial úmido – predominante em quase toda a localidade e marcado por elevadas temperaturas – e tropical continental, que resulta em duas estações bem definidas (chuvosa e seca).

Qual é o tipo de relevo da região Norte? ›

A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.

Quais são os estados e as capitais da região Norte? ›

Região Norte
Estados e siglasCapitais
Amapá (AP)Macapá
Amazonas (AM)Manaus
Pará (PA)Belém
Rondônia (RO)Porto Velho
3 more rows

Qual e a religião da região Norte? ›

Segundo a distribuição oficial dos fiéis das principais religiões do Brasil, demonstrada pelo Censo Demográfico, a região norte tem uma população majoritariamente católica, mas também conta com um grande percentual de evangélicos pentecostais e evangélicos de missão, além de um número menor de seguidores de religiões ...

Qual a principal cultura da região Norte? ›

A cozinha tradicional do norte do Brasil é rica em mandioca e peixe, herança dos costumes indígenas. A variedade de frutas existentes na região, por sua vez, se destaca na culinária nacional, bem como na internacional. São exemplos o guaraná, o açaí, o cupuaçu e a graviola.

Quais são as vestimentas da região Norte? ›

As mulheres usam muitos colares, estampas e sandálias rasteiras. As roupas típícas do Carimbó, dança popular da região norte, também fazem parte do figurino tradicional, com saias coloridas e franzidas, produzidas em cetim ou seda. As rendas e as bijuterias feitas de sementes também são bastante populares.

Clique para saber mais sobre a Região Norte. Conheça os estados dessa região e suas características geográficas mais importantes.

A Amazônia possui quatro tipos de variações da vegetação : mata de inundação, mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme.. No norte do Amazonas, Roraima e Amapá, há incidência maior de áreas de planaltos, como o Planalto das Guianas.. Áreas de devastação dão lugar a novas culturas e propriedades de criação de bovinos.. A Zona Franca de Manaus reúne cerca de 500 indústrias diversificadas.. Na Região Norte, assim como em toda a Amazônia legal, houve um avanço no crescimento das áreas urbanas e, consequentemente, do contingente populacional, em decorrência dos projetos de integração e exploração econômica implementados no final do século XX, como o polo industrial de Manaus.. Tais fatores contribuíram para a ampliação do número de cidades e formação de novas vilas e povoados, que crescem aceleradamente no que tange à população total.. Em um intervalo de tempo de 10 anos, esse número saltou para 15.864.454 milhões de habitantes.. Metrópoles com Manaus e Belém foram responsáveis pelo acréscimo e atração populacional , pois são centros de fornecimento de produtos e serviços que não se encontram em outros lugares, além das políticas de incentivo à atividade industrial.. O último censo revelou que há 11.664.509 milhões de habitantes em áreas urbanas e 4.199.945 milhões de habitantes em áreas rurais.. Já do século do XX até os dias atuais, observa-se o desenvolvimento de outras atividades, como a extração da madeira, mineração e implantação da indústria, bem como o avanço da fronteira agrícola .. D) mesmo caracterizando-se como um polo industrial, a Zona Franca de Manaus não chegou a promover um processo de expansão urbana.. Alternativa E. Cidades como Manaus (AM) e Belém (PA) recebem grandes indústrias na atualidade por apresentarem parques industriais diversificados, que atendem a demandas locais, regionais e nacionais, pois se integram a todos os mercados de consumo nesses níveis e contam com abundante matéria-prima, além de mão de obra, energia e transportes.. C) Diminuição da fertilidade dos solos, desmatamento e implantação de canais de drenagem.. D) Desmatamento, expansão da fronteira agrícola e implantação de técnicas de irrigação.. Alternativa A. Quando a terra não é utilizada de maneira correta na agricultura moderna, ela logo perde suas propriedades químicas e torna-se pobre, diminuindo a sua fertilidade e obrigando as práticas agrícolas a se deslocarem no espaço para encontrar novas áreas.

Conheça as principais características físicas, econômicas e populacionais da região Norte do Brasil com nossa aula completa de Geografia!

A região Norte é formada por 7 estados, sendo eles:. Boa parte dessa região é coberta pela Floresta Amazônica e, assim como a bacia do rio Amazonas , essa vegetação possui uma grande influência no clima da região.. Sendo assim, encontramos grandes planícies formando as bacias dos grandes rios.. Fotografia aérea de um rio na Floresta Amazônica.. A esse clima damos o nome de clima equatorial , que se caracteriza por uma temperatura alta durante todo o período do ano e duas estações: uma seca e outra chuvosa.. Todos esses fatores convergem para o aparecimento da maior floresta equatorial do mundo, a Floresta Amazônica.. A extração de látex das seringueiras foi uma das principais características econômicas da região.. c) a urbanização está ligada diretamente à industrialização da região.. c) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.

Faça uma lista de exercícios sobre a região Norte do Brasil. Meça os seus conhecimentos sobre os aspectos geográficos da região mais biodiversa do país.

B) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país.. E) A agropecuária é uma atividade de grande relevância nessa região, onde a principal atividade econômica é a criação de bovinos.. D) a implantação de infraestruturas básicas, levando à plena superação de casos de doenças infectocontagiosas, dificuldades de locomoção e falta de energia elétrica.. Desse maneira, a mata de igapó é aquela que permanece totalmente alagada ao longo do ano, a mata de várzea sofre inundações no período chuvoso, e a mata de terra firme não sofre influência das inundações típicas da região.. A população de Manaus é superior a dois milhões de habitantes, enquanto Belém possui mais de 1,5 milhão de habitantes.

Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.

O Agreste e Sertão nordestinos concentram atividades econômicas ligadas ao setor primário, como pecuária , com criação de rebanhos bovino e ovino .. A população nordestina é de 57.071.564 milhões de habitantes e conta com uma densidade demográfica de, aproximadamente, 36,06 hab./km².. A demografia do Nordeste é bastante irregular, com a presença maior de população e densidade demográfica no litoral.. A região metropolitana de Fortaleza (CE) possui população total de 4,1 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 556 hab./km²; em Salvador (BA), concentram-se quase 4 milhões de habitantes, e a densidade demográfica é de 938 hab./km²; já em Recife (PE), o número de habitantes é de 4,1 milhões, e a densidade é de 1.260 hab./km².. A) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o Meio-Norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.

Clique e veja aspectos históricos, econômicos, demográficos e geográficos do Amazonas. Entenda também como é a hidrografia, o relevo e a vegetação do estado.

O estado do Amazonas pertence à região Norte do Brasil, sendo o maior em território, com uma população de 4,2 milhões de habitantes.. Com uma geografia rica, diversa e dinâmica , o estado conta com a maior rede hidrográfica do país, clima tropical úmido, maior área de Floresta Amazônica preservada, regime de chuvas o ano todo, e ampla área de relevo fluvial , fator esse que favorece a navegação como meio de transporte e distribuição, principal infraestrutura de transporte do país.. A descoberta da região da Amazônia , hoje correspondente aos estados do Pará e Amazonas, é de responsabilidade do espanhol Francisco de Orelhana.. Em 1669, Manaus teve sua origem situada à margem direita do rio Negro, o pequeno arraial foi formado em torno da Fortaleza de São José do Rio Negro, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos.. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O estado do Amazonas é o maior em extensão territorial do Brasil , possui sua população em torno de 4,2 milhões de habitantes e uma densidade demográfica baixa, 2,23 Hab/km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ).. A mata de igapó ocorre nas áreas mais baixas do relevo da floresta, sendo áreas alagadas na maior parte do tempo; a mata de várzea está um pouco mais elevada em relação ao igapó, porém sofre inundações em algumas épocas do ano; já as terras firmes são as áreas da floresta que não sofrem inundações.. A hidrografia da região é baseada na presença da bacia hidrográfica do rio Amazonas , que tem o Amazonas como principal manancial de água da região e diversos afluentes importantes, como os rios Madeira, Branco, Tapajós, entre outros.. A população do estado do Amazonas é de 4.207.715 milhões de habitantes , com área territorial de 1.559.167,889 Km², o estado apresenta a menor densidade demográfica do país , com 2,23 hab./km².. A população da região é de aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, equivalente a 64% da população do estado.. O IBGE também identificou 65 grupos indígenas no estado , que detém a maior população de índios do país, no total de 168.680, de acordo com o Censo 2010.. A indústria representa 29,53% da participação do PIB do estado, com o polo industrial de Manaus, que concentra mais de 600 indústrias de diversos setores, com destaque para as indústrias de. A atividade agropecuária representou um avanço no estado , hoje representa cerca 8% de seu PIB, com destaque para a expansão de lavouras, como de arroz, laranja, milho e mandioca — principais produtos.. O rebanho mais expressivo é o bovino , com pouco mais de 1.5 milhões de cabeças de gado e 81 mil cabeças de bubalinos, sendo o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Pará.. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus) é o maior da região Norte do Brasil e o terceiro do país em movimentação de carga, atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP).

Saiba mais sobre o Acre. Leia sobre a sua história e veja de que forma é composta a cultura da região. Conheça os principais aspectos geográficos do estado.

O Acre é um dos 27 estados brasileiros , tendo sido elevado a essa condição no ano de 1962.. Região : Norte.. Entre 1899 e 1909, disputas pelo domínio da área foram travadas entre os bolivianos, peruanos e os brasileiros que ali estavam.. Em 15 de junho de 1962, o Acre foi elevado à categoria de estado .. O terreno onde se localiza o Acre está inserido na Depressão da Amazônia Ocidental , sendo o seu relevo marcado pela presença de depressões e uma pequena área de planícies ao norte.. O Acre possui uma população de 894.470 habitantes (IBGE, 2020).. Pouco mais de 46% da população do Acre está na capital , o município de Rio Branco.. A expectativa de vida no estado é de 74,8 anos (IBGE, 2019), a maior da Região Norte.. Com relação à composição populacional, o Acre possui muitos migrantes de outras regiões do Brasil ( Nordeste e Sul ) e de países vizinhos, como Bolívia e Peru, e também Venezuela e Haiti .. Destaca-se, ainda, que o Acre possui uma população indígena de 19.962 pessoas .. A extração da borracha é uma das principais atividades econômicas do Acre.. O artesanato , além de fonte de renda para a população local, constitui também uma importante manifestação da cultura acriana.

Conheça sobre a região Norte do Brasil, suas características e particularidades em relação ao clima, população e meio de vida.

Está na região Norte também o maior rio do Brasil, que é o Amazonas.. Dentre estes estados estão os dois maiores em território do país, que são o Amazonas e o Pará.. É o estado mais setentrional do Brasil, ou seja, que fica na porção mais ao norte do território.. O Pará é o segundo maior estado brasileiro em território, com 1.248.000 km² de extensão.. A maior parte da população mora nas capitais dos estados.. A região Norte é uma das cinco regiões brasileiras, juntamente com o Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul É a maior das regiões brasileiras Os estados que formam a região Norte são: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins Os dois maiores estados são Amazonas e Pará É uma região com baixa densidade demográfica Há planaltos, depressões e planícies Há climas equatorial úmido, equatorial semiúmido e tropical A vegetação é marcada pela Floresta Amazônica, mas há também matas galerias, campos, cerrado e mangues O maior rio do Brasil está nesta região, que é o Amazonas A cultura da região Norte é muito diversificada, com várias lendas, danças e comidas típicas É uma região que precisa de mais atenção do governo, levando em consideração as especificidades e necessidades daquele espaço e daquele povo.

A era colonial no México é o período da história mexicana em que o país fazia parte das colônias espanholas. Durante este período, todo o território que hoje compõe o país centro-americano pertenceu à colônia da Nova Espanha e foi controlado em sua totalidade pela Coroa Espanhola.

O Era colonial no México É o período da história mexicana em que o país fazia parte das colônias espanholas.. Um dos principais eventos que caracterizaram a era colonial mexicana foi o grande número de mortes indígenas em toda a região da América Central.. Foi o primeiro estabelecimento fundado pelos espanhóis quando chegaram ao México e foi caracterizado como uma fonte fundamental de comércio para o desenvolvimento das colônias.. No primeiro século da colônia, o México se tornou um dos principais exportadores de prata em todo o mundo.. Além de toda a prata exportada para a Europa, esse mineral também era utilizado para o comércio interno do país.. Os custos da mineração aumentaram durante este século e a produção de prata foi fundamental para a economia da Nova Espanha.. Uma série de escolas foi criada em todo o território da colônia para educar os indígenas e convertê-los à religião católica.

Videos

1. AULÃO DE GEOGRAFIA DE PERNAMBUCO - DETONANDO QUESTÕES - PROF. JEDSON SENHORINHO
(Professor Hugo Dias)
2. Divisão Econômica - Norte x Sul
(David Moraes)
3. Região Nordeste - Toda Matéria
(Toda Matéria)
4. Regiões Brasileiras | Mudanças nas divisões
(Professora Vilma Ribeiro)
5. Regionalização do mundo - Brasil Escola
(Brasil Escola)
6. América do Norte - Brasil Escola
(Brasil Escola)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: The Hon. Margery Christiansen

Last Updated: 07/17/2022

Views: 6442

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: The Hon. Margery Christiansen

Birthday: 2000-07-07

Address: 5050 Breitenberg Knoll, New Robert, MI 45409

Phone: +2556892639372

Job: Investor Mining Engineer

Hobby: Sketching, Cosplaying, Glassblowing, Genealogy, Crocheting, Archery, Skateboarding

Introduction: My name is The Hon. Margery Christiansen, I am a bright, adorable, precious, inexpensive, gorgeous, comfortable, happy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.