Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (2022)

Highlands, que serão discutidos neste artigo são o mais seco eo maior de todos, o persa. Enquadrado por todos os lados por alta, dispostas em várias filas de sulcos convergem no oeste e a leste, e que formam o Pamir e os nós de agrupamento Armenian.

Sobre a localização do Planalto iraniano, as peculiaridades de seu relevo, sobre a flora ea fauna desses lugares, bem como outras informações podem ser encontradas neste artigo. Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (1)

informação geológica total

Geologicamente, o planalto iraniano – uma parte da placa da Eurásia, que é espremido entre a placa indiana e da placa Arábica.

montanhas dobradas são intercaladas com planícies e bacias intermountain. Depressão entre montanhas cheia enorme de material não consolidado clastic estratos que chegou lá das montanhas circundantes. As áreas mais baixas das cavidades uma vez ocupadas por lagos, tem longo secou-se e deixou uma grande camadas de gesso e sal.

A posição geográfica do planalto iraniano

Irã – o maior planalto da zona de strike de Oriente Próximo. E mais do que está localizado dentro do Irã e no Afeganistão e no Paquistão, ele entra a partir do leste.

A parte norte se estende para o sul do Turcomenistão, e da fronteira sul com garras Iraque. Grandes extensões leva o Planalto iraniano. Suas coordenadas: 12.533333 ° – latitude, 41.385556 ° – longitude. Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (2)

(Video) ESA - Geografia do Brasil

paisagens

Para o Planalto sucessão descrito característica da montanha vastos planaltos e planícies com cadeias de montanhas, clima relativamente seco ea prevalência das paisagens semi-desérticas e desérticas. Cadeias de montanhas localizados nas regiões de fronteira, é separada das partes internas de planaltos baixas. Este último também inclui parcialmente dentro da região.

Estas serras periféricas convergem nas terras altas Armenian (no noroeste) e Pamir (no nordeste), formando um enorme locais de montanha. E na gama de cadeia de terras altas marginais distantes umas das outras, e as áreas entre as mesmas são muitas depressões, montanhas e planaltos.

A origem do nome das Highlands

planalto iraniano é um vasto território, cuja área é de aproximadamente 2,7 milhões de pés quadrados. quilômetros, e seu comprimento é de oeste para leste 2500 quilómetros de norte a sul – 1500 km. A maior parte dela está localizada no território do Irão (leva cerca de 2/3 da área), em conexão com a qual tem o nome das Highlands. O resto do território abrange algumas áreas do Afeganistão e do Paquistão.

Principalmente seu subúrbio norte encontra-se dentro das montanhas de Turkmen-Khorasan (parte das montanhas Kopet DAG), e as porções ocidentais de que – no território iraquiano.

alívio

território enorme é ocupado Planalto iraniano. O ponto mais alto é em suas áreas internas.

Praticamente todo o sistema das áreas marginais do sul tem uma característica, quase as mesmas características do terreno e edifícios. Montagem aqui têm aproximadamente a mesma altura (a partir de 1500 a 2500 metros) e apenas na porção central (Zagros) atingir uma altura de mais de 4000 m.

(Video) The Philippines: History, Geography, Economy & Culture

As nervuras são em cadeia montanha paralelo, dobrado e dobrado rochas Cainozoic mesozóicas, entre as quais a depressão grande (altura de 1.500 a 2.000 metros).

Também visto aqui inúmeras gargantas, transversalmente, mas eles são tão selvagens e estreito, que é quase impossível de obter. Mas há transversal através do vale mais amplo e aberto, através do qual o caminho a comunicar uns com os outros costa eo interior planalto.

A parte interna das Highlands bem delimitado por arcos montanha. Elbrus situa-se no arco do norte com o vulcão Damavand (a sua altura é de 5,604 m). Também aqui estão as montanhas turcomano-Khorasan (incluindo o Kopet Dagh), Paropamiz, indiana kush (Tirich Mir era a altura do topo de 7,690 m – o pico mais alto do planalto Iraniano).
Alguns dos muitos dos picos mais altos das terras altas são formados por vulcões extintos e decomposição. Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (3)

Minerais planalto iraniano

reservas minerais terras altas pouco estudado e mal utilizada, mas, aparentemente, eles são muito grandes. A principal riqueza da região é o petróleo, um monte de reservas estão concentradas e desenvolvido no Irã (sudoeste). Estes depósitos estão associados com Mesozóico e miocena contraforte deflexão (de Zagros). Ele também está ciente da existência de reservas de hidrocarbonetos no norte do Irã, nas áreas mais baixas da Caspian do Sul (região Azerbaijão do Irã). Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (4)

planalto iraniano tem em seus sedimentos e carvão (nas bacias das montanhas fronteiriças parte do Norte). depósitos conhecidos de chumbo, cobre, ferro, ouro, zinco e assim por diante. Eles estão nas zonas do interior e nas cristas marginais do planalto iraniano, mas seu desenvolvimento ainda é insignificante.

E sais enormes reservas de: sódio, potássio e Glauber. Em sal sul tem idade Cambriano e é um poderoso cúpulas de sal, para a superfície. Existem depósitos de sal e em muitas outras áreas, e ainda que eles são depositados ao longo das margens dos muitos lagos de sal nas partes centrais das montanhas.

(Video) América - Quadro natural

condições climáticas

Quase todo o planalto iraniano está dentro da zona subtropical. Suas partes internas, como mencionado acima, são cercados por montanhas. Isso determina o clima do planalto iraniano e suas características – secura, temperaturas elevadas no verão, e seu continente.

Resumo da precipitação cai dentro do planalto no Inverno e de Primavera períodos de tempo na frente polar, em que os ciclones ao longo do mesmo ar entra a partir do Atlântico. Uma vez que a maior porção de interceptar humidade varia PBT precipitação é baixa nestas áreas.
Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (5) Por exemplo, o interior do (. Deshte-LUT e etc.) é obtido pelo menos 100 mm de chuva durante o ano, nas encostas ocidentais – 500 mm, e oriental – não mais de 300 mm. Apenas na costa do Mar Cáspio e Elbrus (sua encosta norte) receber até 2 mil. Mm de chuva, que são oferecidos ventos do norte das áreas do Mar Cáspio no verão. Nestes locais há grande umidade, e nem sequer a população local.

planalto iraniano tem uma temperatura média de Julho em grandes extensões de terra – no prazo de 24 ° C. Nos locais de terras baixas, em especial do sul, que normalmente atinge 32 ° C. Há também as áreas onde a temperatura atinge 40-50 graus de verão, que está associado com a formação de ar tropical sobre estas áreas. Inverno na maior parte da região é frio. Somente Sul Caspian planície (extremo sul) tem uma temperatura média de janeiro na faixa de 11-15 ° C.

mundo vegetal

O volume de precipitação, os períodos e a duração da sua deposição em solo de terras altas e, especialmente, definem-los crescer em vegetação natural. planalto iraniano tem florestas que são comuns apenas em certas áreas nas encostas, no lado voltado aos ventos úmidos.

Especialmente espessa e rica em florestas de folha larga composição crescem em terras baixas de caspiana Sul e pistas adjacentes de Elbrus a uma altitude de cerca de 2000 m. Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (6)

A maioria são encontrados carvalhos aqui castanha e outros de sua espécie, a carpa, faias, Caspian, minérios de ferro (endêmicas Sul Caspian), evergreen caixa-árvores de mel gafanhotos. Arbustos (mato) – espinheiro, romã, ameixa. Trepadeiras – videira selvagem, hera, amora e Clematis.

(Video) Questões de História e Geografia de Goiás

florestas de terras baixas intercaladas com áreas pantanosas, cobertas de juncos e ciperáceas. assentamentos próximos estender jardins, pomares de citrinos, plantações de arroz (nas zonas mais húmidas).

Na encosta sul do Zagros crescer carvalho, freixo, bordo, intercaladas com murta e pistácios. florestas pistache e zimbro lá, e nas encostas bem irrigados Turkmen-Khorasan nas montanhas Suleiman e Paropamiz. Nível máximo dominado principalmente por arbustos e belos prados alpinos.

mundo dos animais

Planalto iraniano como parte de sua fauna tem elementos do Mediterrâneo, bem como as regiões vizinhas: Sul da Ásia e África.

No norte, o lar de alguns dos fauna da Ásia Central. Além desses habitantes das florestas do norte, como veados e urso marrom, encontrado aqui e predadores trópicos – leopardos e tigres. E javalis selvagens vivem em matas alagadiças.
No interior das Highlands, suas planícies vivem ovelhas e cabras, antílopes gazelas, gatos selvagens, chacais e vários roedores. Nos territórios dos mangustos atender sul e gazelas.

Uma grande variedade de aves encontrado sua morada nesses lugares, especialmente nas moitas lacustres e fluviais e pântanos: patos, gansos, flamingos, gaivotas. E nos bosques de faisões podem ser encontrados em áreas desérticas mais abertas – jay, Ryabkov e algumas aves de rapina.

Em conclusão, alguns dos problemas de sequeiro áreas

Quase toda a região está sofrendo de falta de água. Apenas alguns sites fornecidos por ela. rios cheios de fluxo que fluem para o Mar Cáspio, ocorrem apenas no norte. A maior parte dos cursos de água no território do planalto iraniano não tem fluxo permanente e reabastecido com água apenas quando chove ou chuveiros.

(Video) Canadá - Exercícios de Fixação - Geografia

Planalto iraniano: localização geográfica, localização, recursos naturais e recursos (7) Parte dos rios em seus alcances superiores têm um fluxo constante de água, e eles são bastante um longo tempo para secar seus alcances médios e inferiores. No Golfo (Golfo de Omã e do persa) cair em vários rios menores. A maior parte dos rios Highland (incluindo o maior, Helmand, seu comprimento – 1000 km) pertence às bacias de drenagem interna, eles caem em lagos de sal ou acabar nas salinas ou pântanos das planícies. O seu papel não é grande: unnavigable, praticamente não são fontes de energia.

Amplamente utilizado nestas águas para irrigação. Ao longo dos rios e nas áreas na saída a partir de fontes de água quente excelentes oásis verdes.

Videos

1. Acidentes Geográficos
(Ensinando a Geografia)
2. Diversidade Natural e Regiões do Brasil/ Geografia 7º Ano
(Millenium em casa)
3. Aula 16 de Geografia - 9º ano: Cap. 7 Oriente Médio - correção da atividade
(Colégio Objetiva Ramili)
4. ORIENTE MÉDIO - ASPECTOS NATURAIS, RELEVO, CLIMA, VEGETAÇÃO, HIDROGRAFIA - AULA DE GEOGRAFIA
(Quadro Livre)
5. 11114 | Geografia do Nordeste - Polígono das Secas | | BNB 2018
(Canal 08 - Backup)
6. [GEOGRAFIA 2] Oriente Médio: Conflitos (I) - Aulas 51 e 52
(Geo Morrinho)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Jamar Nader

Last Updated: 09/10/2022

Views: 6172

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Jamar Nader

Birthday: 1995-02-28

Address: Apt. 536 6162 Reichel Greens, Port Zackaryside, CT 22682-9804

Phone: +9958384818317

Job: IT Representative

Hobby: Scrapbooking, Hiking, Hunting, Kite flying, Blacksmithing, Video gaming, Foraging

Introduction: My name is Jamar Nader, I am a fine, shiny, colorful, bright, nice, perfect, curious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.