Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (2022)

Afeganistão é provavelmente um dos maispaíses sofridos no mundo moderno. Os cidadãos de longe de todos os estados sofreram tanto quanto sua população sofreu nos últimos 40 anos. O Afeganistão, apesar de muitos anos de guerra, tem uma cultura distinta e seus cidadãos continuam a olhar com esperança no futuro. Vamos aprender com mais detalhes o que é a população deste país asiático.

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (1)

Localização geográfica e território

Antes de se familiarizar com a população de qualquer estado, você precisa descobrir em que condições geográficas ela existe.

A área do Afeganistão é 652,9mil metros quadrados. km, que é o 41º indicador do mundo. O estado está localizado na região, que é costumeiro se referir à Ásia Central. O país não tem saída para o oceano mundial. A fronteira norte do Afeganistão está em contato com o Turcomenistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, no leste seu vizinho é a China, no sul - Paquistão e Índia, e no oeste - Irã. A capital é Cabul.

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (2)

O Afeganistão tem principalmente terreno montanhoso. O clima é continental subtropical, caracterizado por invernos relativamente frios e verões quentes.

Uma breve história

Agora vamos dar uma breve olhada na história das pessoas,habitando o Afeganistão. Desde os tempos antigos, o território do Afeganistão moderno era parte de vários impérios: as Achaemenids, o estado de Alexandre, o Grande, etc. Mais recentemente, o país tornou-se o centro do império Kushan, e depois Ephtalites (branco hunos), que alguns historiadores acreditam que os ancestrais dos pashtuns - a população moderna do Afeganistão .. .

(Video) A Geografia do Afeganistão

Então, a partir da segunda metade do século VII,Era islâmica na história do país, que foi associado com as conquistas árabes. Ao mesmo tempo, os turcos começaram a penetrar no território do Afeganistão. Um pouco mais tarde, tornou-se o centro dos poderosos impérios dos Ghaznavids e Gurids. Mas após a conquista mongol no século XIII no território do Afeganistão por um longo tempo não havia estado independente.

Desde o século XVI, a parte ocidental do Afeganistãofazia parte do estado iraniano de Safávida, e a parte oriental, junto com Cabul, foi incluída no Império Mogol com seu centro na Índia. Finalmente, em 1747, Pashtun Ahmad Shah Durrani fundou um estado independente afegão, que ficou conhecido como o Império Durrani. A capital do estado foi primeiro Kandahar e depois Cabul. Conseguiu estender seu poder não só a todo o Afeganistão, mas também a parte do Irã e da Índia.

Desde 1838, uma série de guerras anglo-afegãs começou. O objetivo britânico era estabelecer um protetorado sobre o Afeganistão. O Império Russo tinha objetivos semelhantes. No curso da luta entre os dois países do Reino Unido, foi possível estabelecer temporariamente um protetorado sobre o emirado do Afeganistão, mas depois da Terceira Guerra Anglo-Afegã, o Estado da Ásia Central conseguiu defender sua independência.

Desde 1929, o emirado do Afeganistão foi chamadoreino. Mas em 1973 a monarquia foi liquidada por um golpe. Em 1978, um novo golpe ocorreu, como resultado de um partido do tipo comunista, guiado pela URSS, chegou ao poder. Em 1979, ela pediu ajuda militar da União Soviética na luta contra os adversários. Desde então, a guerra no Afeganistão tem acontecido continuamente.

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (3)

Em 1989, as tropas soviéticas foram retiradas doterritório do país, eo regime comunista logo caiu. Ao poder vieram seus oponentes, que se concentraram no Ocidente. Mas a guerra não parou. A cabeça foi levantada pelas forças islâmicas do movimento Taliban. Em 1997, eles controlavam Cabul e a maior parte do país. O ataque ao arranha-céus em Nova Iorque em 11 de setembro de 2001 e seu abrigar Taliban Osama bin Laden, o organizador forneceu o pretexto para entrar as tropas dos EUA e seus aliados no Afeganistão.

(Video) Geopolítica Contemporânea do Afeganistão | Professores: Coxa e Leandro

Apesar do fato de que as forças de coalizão do Taleban foram forçadas a invadir as áreas remotas do país, e eleições democráticas foram realizadas no Afeganistão, em geral, a guerra continua até hoje.

Tamanho da população

E agora vamos descobrir quantas pessoas estão no Afeganistão.

Apesar das condições bastante difíceis para o censocidadãos, em conexão com os combates em curso, a última vez que foi realizada há não muito tempo - em 2013. Segundo seus dados, a população do Afeganistão é de 31.108 milhões de pessoas. Este número é o quadragésimo lugar do mundo. Em 2009, o número de moradores era de 28,4 milhões.

Densidade da população

Conhecendo a área do país, não é difícil calcular a densidade da população do Afeganistão. Em 2013, foi de 43,5 pessoas por quilômetro quadrado. km.

Para comparação: o mesmo número na Rússia é de 8,56 pessoas por quilômetro quadrado. km.

(Video) 6ºBLOCO - PROFª LILIAN - 9ºANO GEOGRAFIA

Composição étnica

Como a população é dividida de acordo com características étnicas e lingüísticas? O Afeganistão é um país bastante diverso no qual vivem os representantes de muitos grupos étnicos e nacionalidades.

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (4)

As pessoas mais numerosas do Afeganistão, semdúvidas, são pashtuns. Na verdade, quando o termo "afegãos" é usado no sentido estrito da palavra, eles significam exatamente eles. Segundo várias estimativas, a população pashtun no Afeganistão é 39-42% da população total do país. Além disso, existem assentamentos significativos dessa nacionalidade no Paquistão e no Irã. A língua pashtun é pashto, a língua estatal do Afeganistão, que pertence ao grupo iraniano oriental.

O segundo maior grupo étnico do país sãoTadjiques ou persas. Seu peso específico na população do Afeganistão é de 25 a 30%. Sua língua é dari, que também pertence ao grupo iraniano. Esta língua é a segunda língua estatal no Afeganistão e também serve como meio de comunicação interétnica entre representantes de diferentes nacionalidades.

O terceiro grupo significativo de afegãos são os uzbeques. Eles compõem 6-9% da população de todo o país. A língua uzbeque, em contraste com as duas anteriores, já se refere ao grupo turco.

Além disso, grupos étnicos significativos estão no Afeganistão Khazarians, Pavel, Aimaq pessoas, Turkmenians, Nuristanis, pamiris, Beludzhi, Brahui, gurjar, kirghizes, Qyzylbashs e Afshar.

(Video) DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS

A religião

Em que acredita a população do Afeganistão? A religião ocupa um lugar significativo na vida do país. Além disso, a vida religiosa é representada por uma fé prática - o islamismo. Mais de 99% da população do país a professa. Ao mesmo tempo, cerca de 80% aderem à tendência sunita (predominantemente Hanafi madhhab) e 18% - xiita. O importante papel do Islã na vida do país é enfatizado pelo fato de ser oficialmente chamado de República Islâmica do Afeganistão. Durante o reinado do Taleban, o país viveu mesmo sob a lei da Sharia, que violava a Declaração dos Direitos Humanos e Liberdades.

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (5)

Mas é apenas o Islã entre as religiões que é representadoAfeganistão? O número de pessoas que professam a fé cristã é de 30.000 pessoas no país. Estes são principalmente protestantes, que também têm cidadania estrangeira. Além disso, no Afeganistão, há representantes dos seguintes religiões: Hindus, bahá'ís, zoroastristas, Sikhs, mas eles são geralmente bastante pequena população. O Afeganistão, portanto, é um país islâmico.

Economia do estado

Claro, o estado, agredidoPor décadas, uma guerra não pode ser uma economia poderosa e estável. No momento, o país está no 219º lugar em termos de PIB per capita, ou seja, é um dos mais pobres do mundo. É principalmente um país agrário, produzindo grãos, frutas, lã, etc. A indústria é pouco desenvolvida.

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (6)

No entanto, não há situações desesperadas, e a própria população está procurando uma saída. O Afeganistão é o centro mundial para a produção de drogas, o que causa considerável preocupação por várias estruturas da ONU.

O futuro do país

Então, nós descrevemos o passado e o presentepaíses como o Afeganistão. A área, população, economia e outras questões foram consideradas por nós. Mas o que espera o estado no futuro? A resposta a essa pergunta é bastante complicada e depende de muitos fatores. Mas podemos dizer com confiança que sem a cessação completa das hostilidades no Afeganistão e o estabelecimento do controle total pelo governo sobre o seu território, um futuro estável para o país é impossível.

(Video) Ásia Central

Área, economia, religião, população do Afeganistão. Densidade populacional do Afeganistão (7)

Vamos esperar que no futuro próximo a paz chegue no território do Afeganistão.

</ p>>

Videos

1. China e Afeganistão
(Radar China)
2. Ásia:população, diversidade cultural e economia
(Thiago Henrille Gomes Maia)
3. A Crise Afegã e a Geopolítica Mundial - 2ª Parte
(Cursinho Popular da Poli USP)
4. Deijenane Santos na Live da Rede Brasil de Comunicação falando sobre o Afeganistão e o Talibã.
(Deijenane Santos)
5. 9 ano - Módulo 2 - final
(Carlos Otto)
6. Geografia - Aula 36 - Países Árabes.
(centrodemidias)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Foster Heidenreich CPA

Last Updated: 08/24/2022

Views: 6174

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Foster Heidenreich CPA

Birthday: 1995-01-14

Address: 55021 Usha Garden, North Larisa, DE 19209

Phone: +6812240846623

Job: Corporate Healthcare Strategist

Hobby: Singing, Listening to music, Rafting, LARPing, Gardening, Quilting, Rappelling

Introduction: My name is Foster Heidenreich CPA, I am a delightful, quaint, glorious, quaint, faithful, enchanting, fine person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.